Encerramento dos 80 Anos - 4 (A renovação das promessas)

24 de fevereiro de 2008


Há quem renove as sua promessa escuta no primeiro dia de cada semana. Em aviversários do CNE é custume renovar as promessas aqui fica o texto para todos:


I - Lobitos
Bispo: Lobitos, com o vosso Patrono, S. Francisco de Assis, quereis, da melhor vontade, servir a Deus, respeitar a Lei da Alcateia e praticar sempre a Boa Acção?

Lobitos: Sim.
Chefe: E qual a vossa divisa?
Lobitos: Da melhor vontade!

II- Exploradores
Bispo: E vós, Exploradores, com S. Jorge, quereis viver a aventura da vida na fidelidade à Lei do Escuta e procurando, acima de tudo, servir a Deus e ao próximo?

Exploradores: Sim.
Chefe: E qual a divisa a que vos obrigais?
Exploradores: Alerta!

III- Pioneiros
Bispo: E vós, Pioneiros, com S. João de Brito, estais decididos a procurar o sentido da vida, significado pela rosa-dos-ventos, na fidelidade ao Baptismo, e comprometendo-vos a construir um mundo melhor?

Pioneiros: Sim.
Chefe: Qual a vossa divisa?
Pioneiros: Alerta!

IV - Caminheiros
Bispo: E vós, Caminheiros, com S. Paulo, reafirmais a decisão de impelir a vossa própria canoa, sempre pelo caminho do bem nas bifurcações que a vida vos apresenta, com entusiasmo no serviço e coragem no sacrifício, dispostos a uma vida fraterna que nos conduza ao único verdadeiro triunfo que é ser Homem Novo em Jesus Cristo?

Caminheiros: Sim.
Chefe: E qual a divisa que vos comprometeis?
Caminheiros: Servir!

V- Dirigentes
Chefe: Pedimo-vos, agora, nosso Bispo, que confirmeis no seu compromisso de educadores católicos, os Dirigentes do CNE aqui presentes.

Bispo: Caros Dirigentes, a Igreja exerce através de vós a missão que lhe foi confiada de evangelizar e revelar Jesus Cristo aos mais novos.
É grande e digno o serviço que a comunidade cristã vos confia e vos chama a assumir como realização do vosso sacerdócio baptismal. Dizei-me, pois: com Beato Nuno, Patrono do Corpo Nacional de Escutas, quereis reafirmar a fidelidade à vossa promessa de Dirigentes?

Dirigentes: Sim, com a graça de Deus.
Chefe: E a que divisa vos submeteis?
Dirigentes: Sempre Alerta para Servir!

Bispo: Bendigamos ao Senhor
Todos: Graças a Deus

0 comments: