CENÁCULO - Parte 1

27 de abril de 2010


Mais uma vez se fez Cenáculo!

Desta vez o Cenáculo Regional foi realizado no Seminário do Fundão e contou com dois participantes.
Sim é verdade, dois participantes!
Ao todo eram 3 da Equipa Projecto, 2 da equipa staff, 2 participantes e o observador.
A adesão desta vez foi menor à do ano anterior e não se entende o porquê.
Estou certo que muitos até gostariam de estar presentes e por forças maiores não o puderam fazer, mas acredito mais ainda, que muitos podiam estar presentes e inventaram mil e uma desculpas, bem como, Dirigentes que não deixaram os seus Caminheiros participar nesta actividade que é organizada por Caminheiros para Caminheiros.
Espero que os Caminheiros do Cenáculo anterior nãos se tenham esquecido das propostas que assinaram na Carta de Cenáculo.
Onde estavam Caminheiros?!
Ou será que não entendem a palavra compromisso?!
O que esperam vocês da nossa região?!
O que querem ser?!
Meras perguntas que já se fizeram muitas vezes ao longo dos anos.
Contudo esta actividade deu frutos e foi realizada da melhor maneira.
Fico por aqui hoje e em breve publicarei todo o desenrolar do Cenáculo e até algumas fotos.



Uma forte canhota para todos vós.

8 comments:

Anónimo disse...

Por vezes a culpa não pertence aos caminheiros e sim a quem transmite a mensagem, o Luís(Beto) no ano passado, andou todos os dias a fazer sentir os caminheiros desta região como se fossem obrigados a ir ao cenáculo, todos os dias ligava, mandava mail´s para quem ia e não ia, até chegou a deslocar-se a actividades dos agrupamentos só para falar com os caminheiros dos mesmos e quase a obriga-los a ir. Abram os olhos e vejam quem deixaram de parte este ano. Muitos não foram por ele.

Anónimo disse...

Para que saibas a actividade foi organizada por caminheiros para caminheiros.
Não percebo quando dizes e passo a citar “Por vezes a culpa não pertence aos caminheiros e sim a quem transmite a mensagem”.
Neste cenáculo também se fez esse papel de divulgação e a actividade foi transmitida antecipadamente.
Só vou fazer uma conclusão ao teu comentário.
Vamos deixar de ser C.N.E. para fundar a Fundação Luís (Beto) visto que só vais por causa dele e não por causa do Escutismo, da nossa Região e principalmente do futuro dos Caminheiros,
Também te digo, este comentário é me suspeito.

Suricata Fofi disse...

Ola Anónino,

não sei se participas-te no Ciclo anterior, visto não te identificares, mas já percebi que o assunto "Cenáculo" não é mesmo o teu forte. Mas vou tentar ilucidar-te...
A organização de um Cenáculo é atribuída a uma Equipa Projecto, que é escolhida no final de cada ciclo. Esta equipa organizar-se-á e entre os elementos constituintes da mesma, decidirão qual o método e colaboração que acharem mais indicado para a sua realização.
Provavelmente, se fores Caminheiro, recebes-te a inscrição como todos nós Caminheiros receberam e o o Beto não foi excepção, por isso ninguém o afastou do Cenáculo. Por incompatibilidade de horários do emprego dele e do Cenáculo é que ele não pode participar. Mas olha, se têm tanta vontade em só estar com ele, podem sempre mandar-lhe uma mensagem e convidá-lo para sair. Ele agradece! lol
Sejam verdadeiros Caminheiros! Façam algo pela região e não se limitem a esconderem-se e a insultarem o trabalho dos outros e lutem por aquilo que é realmente importante, uma IVª Secção da região da Guarda mais unida e mais forte, e deixem-se de atirar pedras uns aos outros!

Forte Canhota

Luis Clemente ( beto ) disse...

olá,
já vi que o meu nome é popular aqui. lol é bom sinal. Para quem tem duvidas do que se passou vou fazer o seguinte, publicar o porque de eu nao ter ido ao cenaculo.
Depois cada um que tire as suas conclusões.

Este foi o primeiro mail que mandei para a nova E.P.

FICHA DE INSCRIÇÃO

CENÁCULO REGIONAL – 23, 24 e 25 DE ABRIL DE 2010 – Guarda

Foram os meus dados pessoais e depois nas observações,

OBSERVAÇÔES
Caros camaradas, desde já venho informar que tem de exclarecer como é a participação dos ex organizadores do cenaculo, (Guilherme, Luis, Susana e Marina), visto que voces ainda não falaram disso, no meu caso venho informar que estou a mandar os meus dados mas eu estou a trabalhar nestas datas, ou seja , sexta so saio à meia noite do trabalho, depois sabado entro as 16 da tarde e saio outra vez á meia noite e domingo entro outra vez as 16h. por isso o meu tempo vai ser este. Agora tentem exclarecer o mais rapido possivel as pessoas do local, horarios, material a levar, entre outros assuntos importantes e não se esqueçam que muitos estao durante a semana na Universidade e já não tiveram tempo de preparar nada nem de informar os pais das tais informaçoes que nós sabemos que devemos sempre dar.
Boa sorte para o resultado final desta actividade é o que vos desejo e agradeço que me contactem o mais rapido possivel para me imformarem de como se vai fazer.
Forte Canhota, C.Atento


Resposta da E.P.Regional

Boas!
Nos agradecemos desde já a apresentação dos horários disponíveis, mas ficou combinado em reunião que só seriam aceites inscrições de quem pudesse estar a tempo inteiro a partir de sabado de manha.

Cordiais cumprimentos,
Equipa Regional.


De seguida voltei a responder e a oferecer aquilo que poderia ajudar visto que não poderia participar!:

Ola mais uma vez,
Desde já agradeço então a vossa compreensão pelos que vos encaminharam para o cenáculo e sem qualquer outro assunto assim vos desejo uma boa actividade e um grande numero de participantes. Qualquer coisa que necessitem digam, visto que eu Luís Clemente e Guilherme Adriano pertencia-mos a parte da comunicação e animação da ex E.P. , ainda temos a facilidade de comunicar com diversos caminheiros da nossa região e poderia ser um beneficio para o numero de inscrições do vosso cenáculo regional, por isso estão à vontade.

Um grande abraço e uma forte canhota
Luís Clemente - Agrup. 801-Valverde


Para finalizar, da parte da e.p. obtive resposta atraves do MSN numa mensagem em que eu estava offline:

Vou falar com a susana sobre o teu caso.


Aqui fiquei com um ponto de interrugação. porque? a E.P. era contituida por quem? o chefe de equipa não era o Miguel da covilhã? o avaliador da actividade que poderia dar algum parcer deste assunto não era o chefe gosçalo, visto que é a pessoa com mais experiencia em cenaculos nesta regiao! Não existe o Luís da região do Porto que é o chefe da E.P nacional para tirar duvidas tambem! Como eu costumo dizer, cada macaco no seu galho...


Depois de exclarecer isto aqui publicamente expero que esse anonimo que tentou atacar alguem pense primeiro no que diz ao certo e depois fale com certezas ou que fale comigo pessoalmente porque so serviu com que eu agora não me cala-se e explica-se tudo antes que fizesem de mim o lobo mau da historia.

Como o chefe gosçalo diz, não existe nem vamos fazer a fundação luis (Beto), lol curti, mas sim um camenheirismo unido e forte, posso ser uma bem Valia para muita gente ir a uma actividade porque durante muitos anos eu, o guilherme, o lopes (cresta) e o francisco criamos grandes amizades a nivel regional e é normal que o pessoal queira se encontrar todo para relembrar os bons momentos passados juntos em que o chefe gonçalo tambem estava sempre presente mas não é desculpa para não irem ao Cenaculo! Deviam ter ido e nem imaginam o que perderam!

Uma forte canhota a todos e espero que tenham ficado exclarecidos do que se passou para eu não ter ido.
A conclusão deixo para vós.........

Luís Clemente (Beto)

Luís Mendes disse...

Para começar, caro anónimo, vejo que para além de perito em comunicação e cenáculo também és perito em contradições, pelo que cito: "Por vezes a culpa não pertence aos caminheiros e sim a quem transmite a mensagem".


A mim aconselhas-me a abrir os olhos, assim o fiz, e numa pós análise considero totalmente correcta a opção de não aceitar a inscrição do Beto, dada a incompatibilidade de horários. Já eu, a ti te aconselho a fechares os olhos, talvez assim deixes de ser cego. Reflecte. Caminheirismo não é sinónimo de "o ideal Luís (Beto)", como te tentou demonstrar o chefe Gonçalo, talvez devesses fazer o teu plano de actividades em conjunto com ele. Sendo que por certo onde estará um, estará o outro.


Plo' Caminheirismo na Guarda, NÃO por fãs no Caminheirismo;

Luís Mendes.

Luis Clemente ( beto ) disse...

Caro anónimo, valia mais estares calado, lol como todos referiram eu não sou o motivo de uma ida a uma actividade e sim o motivo seria o caminheirismo da nossa região, ficava-te melhor identificares-te e pedir desculpa do teu acto do que atacares o cenáculo sem saberes o que se passou, como viste no meu esclarecimento, eu só não fui porque não tive horário compatível, todos os outros pontos são decisões da e.p e não de nós próprios.
Vamos deixar de palhaçadas e deixar de ser garotos porque resumindo tudo e aproveitando alguma coisa disto, resume-se a zero. Pensem é como vamos batalhar para uma próxima actividade existir um grande numero de participantes e a próxima e.p. conseguir melhor resultado de participantes. Todos juntos conseguimos isso.

Terminando esta conversa, atenção aos comentários a respeito do meu nome porque não é por um anónimo comentar algo em que me envolva dará o direito de me ofender e que acente a quem tiver que acentar. Esta brincadeira passando para um processo nacional podia dar um pouco para o torto. Uma grande canhota a todos e moderador deste blog que encerre este assunto de vez limpando este monte de pedras atiradas.
Não é assim que muda-mos o espírito de caminheirismo da nossa região.

Suricata Fofi disse...

Boa noite Luís (Beto),

Em primeiro lugar penso que não deverias expor conversas que ocorreram entre ti e a EP. Só a vocês vos diz respeito, pois decerto que ninguém está minimamente interessado em saber as razões porque não foste, muito menos as conversas que tiveste com a equipa.
Mais uma vez relembro-te que uma equipa trabalha em conjunto e tu no nosso ciclo só desempenhas-te o papel que te competia, o papel que te foi incumbido, que era a comunicação, enquanto os restantes elementos da equipa organizavam o resto!
Quanto a este Ciclo, todos foram convidados e se o teu Caminheirismo e força de vontade escuta fosse assim tão forte, terias ido aos teus tão famosos contactos e incentivarias a participarem no Cenáculo na mesma, fosses ou não fosses, como todos os interessados fizeram! O que não devias ter feito, era mandares palpites para o ar, sobre o que esta EP fez no ciclo deles. Sabes lá tu se tiraram duvidas ou nao?! Se questionaram o Observador ou não?! Como tu dizes e dizes bem, "Cada macaco no seu galho" por isso, poe-te no teu galho! Já tiveste a oportunidade de fazer 2 Cenáculos e pela experiência que tiveste sabes que há dificuldades, há falhas e também sabes que é com os erros que se aprende e podeste sentir isso do teu 2º ciclo que foi uma espécie de Cenáculo para o 3º, e mesmo assim há sempre falhas. É normal!!!
Mete a mão na consciência e tem outra atitude... uma atitude coerente e adulta! Ou já não te lembras do compromisso que assinas-te?
Não vamos estragar o Caminheirismo da Guarda companheiros, não vamos separa-lo ainda mais! Vamos sim unirmo-nos cada vez e lutarmos todos pelos mesmos objectivos! TODOS JUNTOS!

Uma forte canhota pra ti Beto e desculpa a frontalidade, mas já me conheces...

Luis Clemente ( beto ) disse...

Dou-te razão em tudo o que disse-te mas esqueces-te de uma coisa, "põe-te no teu galho" aplica-se a mais gente que deve andar fora dele. Mas deixa lá, uma forte canhota para ti também.
Vou deixar esta conversa que nem sequer fui eu que iniciei. Cada um depois desta palhaçada toda que tire a suas conclusões e o tal anónimo de inicio que pense num esclarecimento melhor do que ele quis dizer com o que disse. Se calhar ele sabe de algumas coisas que eu não sei mas logo irei descobrir. Na questão do que publiquei penso que foi tudo feito conforme os estatutos do cne e do cenáculo certo? Então não á problema no que disse! deixem-se de coisas e façam como disse anteriormente, tirem isto do blog porque por causa de um anónimo que se armou em engraçado, fez com que isto parece-se uma verdadeira vergonha para a nossa região.

Se quiserem debater mais sobre isto têm o meu contacto ou criem um forum so para este tipo de situações.

Foste canhota
Fica bem