Saída com lágrimas...

28 de setembro de 2011

Nunca tive o privilégio de estar com todos os caminheiros da nossa região, contudo conheço alguns e admiro todos aqueles que conheci.

Tenho tantas recordações na minha memória que já mais as poderei esquecer… Pessoas, acontecimentos e boas experiências destes anos que tive no departamento da IV secção da Região da Guarda.

Não sei por onde começar, mas começo pelo fim, pelos últimos caminheiros que tiveram comigo.

Decorria o XIX Acampamento Regional da Guarda, lá senti-me em casa, entre amigos e até me ofereceram sorrisos e lágrimas de felicidade, sim lágrimas de felicidade. Foi difícil a despedida, mas saí com alegria e senti (e ainda sinto) que sempre farei parte da família dos caminheiros da Região da Guarda.

Também sinto que todos vocês a pouco e pouco vão estando integrados no caminheirismo da nossa região. Esta integração, embora complexa, está a ser feita com toda a naturalidade com muito entusiasmo por parte de todos vós, com as energias ganhas neste ACAREG, (onde saliento uma rede de grande amizade entre vós). Com toda esta força e união irão poder mover montanhas para que o caminheirismo da nossa região seja mais forte e mais competente. Continuem com essa energia, para assim reforçarem os vossos objectivos e serem caminheiros cada vez mais activos na nossa região.

Não se esqueçam da Carta de Clã Regional que assinaram no ACAREG. Assumiram um compromisso muito valioso para convosco e também para com a Região. Não queiram pertencer àqueles que outrora o fizeram e deixaram cair no esquecimento. Se precisarem de ajuda, já sabem, podem contar comigo, basta “bater à porta”.

Não querendo esquecer os outros caminheiros que não tiveram a possibilidade de estar presentes neste ACAREG mas que tiveram comigo noutras actividades, também aqui quero deixar uma palavrinha a eles.

Tentem sempre manter chama viva que está no vosso coração; o ser caminheiro por vezes é difícil mas não fiquem perdidos no tempo, não perdei o norte e escolhei sempre o melhor caminho, mesmo sendo esse o mais difícil.

A todos aqueles que não tive o privilégio de conhecer, quero dizer que já chega de se “esconderem” no vosso Albergue. Mostrem-se e vivam plenamente o verdadeiro caminheirismo. Podem ter a certeza que há sempre alguém que vos saberá acolher e que queira partilhar convosco momentos mágicos que a secção de caminheiros oferece. Para mim a melhor secção deste movimento.

Obrigado a todos aqueles que comigo caminharam durante estes anos, com especial atenção ao Luís Fernando e ao Paulo Rodrigues. Eles ensinaram-me e partilharam comigo o que é ser caminheiro, a todos agradeço do fundo do coração.



0 comments: