Dia do Caminheiro

7 de março de 2010


Nos dias 27 e 28 de Fevereiro de 2010, realizou-se o Dia do Caminheiro na nossa região com o lema “O Caminho de Damasco”.
A aldeia escolhida para a realização da actividade foi Alcongosta que se situa na Serra da Gardunha.
Inicialmente a actividade era para ser em regime de acampamento na Casa do Guarda de Alcongosta, mas como o tempo não ajudou tivemos de realizar a maioria das actividades e o pernoitar no salão da Junta de Freguesia.
O dia começou bem, com a chegada de todos os participantes inscritos onde se fez o check-in, um quebra-gelo e a abertura oficial da actividade.
Como primeira actividade estava destinado a preparação da animação no Centro De Dia De Alcongosta.
O almoço foi por volta das 13h00 onde cada participante trouxe o seu.
Às 14h30 dirigimo-nos para o Centro de Dia para realizar mais uma actividade, que seria a animação aos utentes deste Centro.
Como era Sábado não se encontravam muitos utentes, mas mesmo assim foi muito animado onde até alguns dos utentes entraram na roda enquanto se cantava o “Apita o Comboio”.
Uma das actividades também programada para a tarde de sábado com o tema “Ser Solidário”, era a limpeza de um fontanário, mas devido ao tempo chuvoso não se realizou com muita pena nossa.
Ainda tivemos tempo para passar na Casa do Guarda, para muitos dos participantes conhecerem o lugar onde supostamente seria a actividade.
Às 18h00 foi a preparação da Festa Vermelha (Fogo de Conselho), onde cada equipa através de uma carta de S. Paulo teria que preparar uma peça, bem como algumas peças cómicas e algo mais que quisessem apresentar.
O jantar foi servido pelo Centro de Dia às 19h30 no qual foi-nos servido sopa de hortaliça, arroz de pato, fruta e creme de baunilha.
Pelas 21h00 deu-se início à Festa Vermelha, onde simbolicamente se acendeu uma vela para retratar a fogueira. Iniciou-se com um membro da Equipa Projecto do Cenáculo Regional, que em algumas palavras abordou o tema “Cenáculo”, na perspectiva de informar e sensibilizar os participantes para o próximo Cenáculo Regional. Alguns elementos da antiga Equipa Projecto também presentes deram o seu contributo para uma melhor explicação do que era o Cenáculo.
De seguida, iniciaram-se as apresentações das peças relacionadas com as cartas de S. Paulo, por parte de cada equipa. Também apresentaram algumas peças cómicas onde se proporcionou um ambiente bastante divertido.
Para terminar este dia, fizemos em conjunto uma pequena reflexão, agradecendo a Deus pelo dia bem passado.
No Domingo, a alvorada foi às 08h00 e em seguida a higiene pessoal e pequeno-almoço.
No plano de actividades estava marcado para as 10h00 uma outra actividade, mas não foi possível concretizar pois a Eucaristia era à mesma hora.
Entre as 11h30 até à hora de almoço resolveu-se ocupar o tempo com pequenos jogos onde esteve em destaque uma dança de grupo trazida por um elemento que representou a nossa região no Cenáculo Nacional.
O almoço foi servido novamente pelo Centro de Dia de Alcongosta às 13h00, onde nos foi servido uma canja, lombo assado acompanhado com batatas assadas e como sobremesa mousse de chocolate.
No final do almoço fez-se a avaliação da actividade onde cada caminheiro individualmente deu a sua opinião. Também lhes foi pedido para que escrevessem perante S. Paulo um compromisso onde posteriormente colocariam na caixa de compromissos, tendo sido este um dos momentos mais marcantes para os participantes.
Foi com a música “DAR MAIS” que se encerrou a actividade, deixando a todos os caminheiros a seguinte mensagem:
“Tu tens que dar um pouco mais do que tens…”

7 comments:

Anónimo disse...

dias destes é que nos precisamos mais xD tirando as sinfonias À noite foi um dia perto da perfeiçao xD

mig[O]el di[a]mante aka magician 8D

Lopes (paul) disse...

boa actividade pena o tempo. ponham mais fotos da actividade

Anónimo disse...

podia criar-se uma pagina no facebook da 4a da região da Guarda,era mais fácil para se partilhar fotos, etc

Suricata Fofi disse...

Mas que dias tão bem passados... =) apesar do tempo estar chuvoso, conseguimos aproveitá-lo da melhor maneira. Novas amizades, transmissão de novos conhecimentos, a partilha de ideias, a boa disposição, o encontro de novas amizades e o reencontro com S.Paulo foram alguns dos momentos que mais me marcaram neste encontro! Penso que seja importante fazerem-se mais encontros com os Caminheiros, pois fico muito contente que a cada actividade que se faça, veja sempre mais caras novas! Beijocas e Canhotas para todos****

Milhafre da Gardunha disse...

Gosto muito de saber que a actividade correu bem, apesar das condicionantes do tempo.
É muito bom ver que o que foi plantado há alguns anos no ACAREG da Boidobra, pouco a pouco, está a dar muitos frutos.
Talves para a próxima o meu novo Agrupamento já consiga ter Caminheiros a participar.
Uma Canhota Enorma ao Gonçalo e a todos os Caminheiros da Região da Guarda.
"Milhafre da Gardunha"

Milhafre da Gardunha disse...

Gosto muito de saber que a actividade correu bem, apesar das condicionantes do tempo.
É muito bom ver que o que foi plantado há alguns anos no ACAREG da Boidobra, pouco a pouco, está a dar muitos frutos.
Talvez para a próxima o meu novo Agrupamento já consiga ter Caminheiros a participar.
Uma Canhota Enorma ao Gonçalo e a todos os Caminheiros da Região da Guarda.

Anónimo disse...

É verdade, e eu guardei muitas sementes do ACAREG da Boidobra e posso dizer que também já colhi alguns frutos.
Um grande abraço Milhafre da Gardunha