Celebração do dia de São Paulo – Patrono dos Caminheiros

25 de janeiro de 2011




Paulo [ou Saulo para os hebreus] de Tarso, o apóstolo dos gentios, continua a ser o nosso patrono. Enquanto nas outras secções (exploradores e pioneiros) sofreram alterações no que diz respeito aos patronos, a secção de caminheiros continua a ter como patrono S. Paulo.

São Paulo foi o escolhido para ser o patrono da IV secção por a sua vida ser um excelente exemplo de "caminho". Facilmente se encontram na sua caminhada de anúncio da boa nova as características do caminheiro ideal. Por ter aprendido cedo uma profissão, a de tecelão de tendas, por querer sair de casa para estudar e ser um fiel seguidor da religião em que acreditava... pela grande encruzilhada da sua vida a caminho de Damasco após a qual, iluminado pelo Espírito Santo, escolheu seguir Cristo e anunciar a Boa Nova. Paulo foi um caminhante inesgotável que assumiu pessoalmente o projecto ao qual se propôs perante os seus irmãos cristãos. A sua grande virtude foi a de anunciar e ao mesmo tempo actuar, o que quer dizer que ele não se deixou ficar pelas palavras, mas foi um exemplo de compromisso e testemunho das palavras que pregava.

É por todas estas e outras razões e não só pelas suas qualidades de santo, ou de seguidor de Cristo, que o consideramos o nosso modelo de Fé.
Ao celebrarmos a conversão de São Paulo vivemos a esperança da mudança das nossas vidas, do verdadeiro encontro com Jesus Vivo, vivemos a esperança do perdão. Afirma São Bernardo: «Quem pode desesperar-se pela enormidade de qualquer delito, ao ouvir que Saulo respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor e que num instante fica convertido em instrumento eleito? De maneira extraordinária realça-se nesta conversão excepcional a amplitude da misericórdia e a eficácia da graça.»

Como hoje celebramos o dia de S. Paulo lanço-vos um desafio: na próxima vez que o vosso clã estiver reunido façam uma actividade alusiva a S. Paulo (caminhada, teatro, reflexão…) e revejam a vossa carta de clã e o vosso PPV (Projecto Pessoal de Vida). Se ainda não tiverem, aproveitem o momento para o fazer.
Depois enviem uma notícia a relatar a actividade para o blog, utilizando o e-mail (caminheiros-regiaodaguarda@hotmail.com).

0 comments: