Com Paulo no caminho da conversão a Deus… 231 Santa Maria Manteigas

15 de fevereiro de 2011


Foi com este e com o lema: Caminhado com São Paulo, que o Agrupamento 231 Santa Maria Manteigas comemorou no mês de Janeiro na paróquia de Santa Maria Manteigas a conversão de São Paulo.
Paulo foi um caminhante inesgotável que assumiu pessoalmente o projecto ao qual se mesmo tempo actuar, o que quer dizer que ele não se deixou ficar pelas palavras, mas foi um exemplo de compromisso e testemunho das palavras que pregava. É por todas estas e outras razões e não só pelas suas qualidades de santo, ou de seguidor de Cristo, que o consideramos o nosso modelo de Fé.
Ao celebrarmos a conversão de São Paulo vivemos a esperança da mudança das nossas vidas, do verdadeiro encontro com Jesus Vivo, do verdadeiro encontro com Jesus Vivo, vivemos a esperança do perdão.
Na comemoração decidimos representar um caminho, o caminho de São Paulo a Deus, o nosso caminho, a nossa vida em e com Deus. Tal como qualquer caminho, também este e o nosso tem dificuldades, obstáculos, momentos bons e maus. Neste nosso percurso com São Paulo até Deus temos as dificuldades representadas pelas pedras e as silvas e o auxílio na jornada representado pela Bíblia Sagrada e o exemplo do grande Caminheiro.

A pedra, tantas vezes presente no nosso caminho, simboliza os obstáculos e dificuldades impostos na nossa vida. Que as pedras não sejam sinal de incomodo e fraqueza, mas sim encorajadoras e fortificantes, que demonstrem a confiança e esperança que Deus tem em nós. Que nós escuteiros sejamos pedras vivas da igreja em união.
A pessoa humana pode ser comparada à silva, com botões em flor e espinhos. Dentro de cada alma há um botão em flor: São as qualidades dadas por Deus, mas temos também os espinhos, representam as nossas faltas. Recusamo-nos a regar o bem dentro de nós, e consequentemente, ele decresce e morre. Se no teu caminho debateres com espinhos, não te preocupes. Pois o maior HOMEM do mundo, fez de espinhos a sua coroa de VITÓRIA!!!
Nos momentos de dificuldade, quando estamos longe e tudo teima em não correr bem, que todos os teus ensinamentos e palavras contidas na Bíblia Sagrada, sejam fonte de luz e de orientação divida. Que há luz do exemplo de São Paulo todos aceitemos acolher a conversão a Jesus e viver segundo os seus exemplos e ensinamentos.
Paulo enquanto caminhava e vivia na luz dos seus ideais foi interceptado por Deus, que o iluminou e o levou a repensar toda a sua vida. “Porque me persegues?” Foi a pergunta de Deus. E nós? É verdade, que não o perseguimos? Ou ao invés voltamos-lhe as costas? Será que somos capazes de repensar toda a nossa vida em prol de Deus e da sua doutrina?
Também nós à luz do exemplo e dos ensinamentos de S. Paulo, estaremos dispostos a aceitar a missão que Deus nos confia?

Caminheira Ana Paula Lopes
Sub-Chefe de Equipa
Equipa Fénix – Agrupamento 231 Sta. Maria Manteigas
E-mail: 231mtg.fenix@gmail.com
Blog: fenix231manteigas.blogspot.com

0 comments: